Registro e Hospedagem de Domínio

De Wiki Loja Virtual
Ir para: navegação, pesquisa

Para que seu ecommerce seja acessado por um domínio, ex: www.suaempresa.com.br, é necessário que esse domínio esteja registrado e hospedado em um provedor, pois, a Digital UP oferece apenas a hospedagem do sistema ecommerce.

Inicialmente o acesso à sua loja é feito por um endereço genérico. Ex: sualoja.digitalup.com.br e para iniciar suas vendas é necessário que você possua um domínio próprio registrado e hospedado.

No link a seguir, você encontra uma lista com os 10 melhores hospedeiros de domínio:

Top 10 - Hospedagens


Índice

Diferença entre Registro e Hospedagem de Domínio

Registro: O registro geralmente é feito por contratos anuais e garante ao proprietário a exclusividade de uso do dominio pelo período contratado. Para domínios terminados em ".br" é necessário que a entidade seja legalmente estabelecida em território brasileiro como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica.


Geral Ajuda.png
Saiba mais sobre Domínios


Hospedagem: A hospedagem de domínio permite que a entidade utilize serviços como email, FTP, subdomínios, apontamentos, dentre outros. Para que um domínio seja hospedado é necessário estar registrado.

De forma geral as empresas que oferecem hospedagem já efetuam também o registro do domínio. Porém, se preferir a entidade poderá fazer a consulta e o registro do domínio desejado acessando o site Registro.br e em seguida escolher uma empresa para hospedá-lo.


Geral Obs.png
O Registro.br hospeda somente os domínios terminados em ".br". Saiba Mais


Apontamento de domínio para sua Loja Virtual

Após registrar e hospedar seu domínio será necessário fazer uma configuração que direciona seu cliente para a loja virtual, que está hospedada nos servidores da Digital UP.

Esse apontamento é feito a partir de um endereço de IP, que será fornecido pela Digital UP.

Como colocar uma loja no ar

Quando sua loja virtual estiver pronta para as vendas,será necessário solicitar à Digital UP que libere sua loja para acesso público e num prazo de até 24 horas preparamos seu sistema para ser acessado por um endereço de IP.

Ao receber o email contendo o IP, será necessário acessar o painel de hospedagem do seu domínio e alterar as configurações de DNS, conforme exemplo a seguir.


Reg Hosp Dom DNS.png


Feita a alteração, sua loja estará disponível para acesso no domínio principal em algumas horas.

Geral Warnning.png
Sugerimos o máximo de atenção ao realizar a alteração na Tabela de DNS, pois uma alteração errada pode causar o mal funcionamento de Emails, Subdomínios ou qualquer outro serviço vinculado a seu domínio.


Apontamento sem hospedagem

Algumas empresas optam por contratar domínios especificamente para funcionamento da loja virtual e não utilizam emails, ftp e subdomínios. Em casos como esse, o site Registro.br permite que as configurações de DNS sejam inseridas diretamente no painel do domínio sem a necessidade de contratação de uma hospedagem.

Para configurar o DNS de seu domínio diretamente do Registro.br, acesse o site do Registro.BR e faça login utilizando os dados do ID criado no momento do registro.

RegistroBR Login.jpg


Após o login, será exibida uma lista com os domínios vinculados à sua conta. Escolha o domínio no qual funcionará sua loja virtual.


RegsitroBR Dominio.jpg


O painel exibirá todos os dados do seu domínio, onde cada área mostra uma configuração.

Procure pela área "DNS" e em seguida clique em Editar Zona.


RegistroBR EditarZona.jpg


Será exibida uma tela informando que não há nenhum "Record" cadastrado.

Para adicionar um novo registro, clique em "+Record"


RegistroBR AddRecord.jpg


Uma nova interface será exibida com campos em aberto, para que seja preenchido os dados necessários para linkar o domínio à loja virtual em nosso servidor.

Para que sua loja seja sempre encontrada precisamos criar dois registro onde um possui o prefixo "www" e outro sem o prefixo "www". Dessa forma digitando http://seudominio.com.br ou http://www.seudomínio.com.br sua loja sempre estará acessível.

Primeiro cadastraremos o domínio sem "www" e para isso basta inserir o IP de nosso servidor em no último campo, conforme imagem abaixo.


RegistroBR SemWWW.png


Em seguida cliquem em "Adicionar"

Para criar o segundo registro, dessa vez com "www" clique em "+Record"

Preencha o prefixo "www" no primeiro campo e o IP no último campo, conforme imagem abaixo.


RegistroBR ComWWW.png


Em seguida cliquem em "Adicionar"


Após estar com os dois registro prontos, clique em "Salvar".

RegistroBR Salvar.png

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas